Estamos em um tempo onde o mundo em que vivemos está cada vez mais conectado e dinâmico. As mudanças estão acontecendo de forma cada vez mais rápidas e abrangentes. É impossível negar os seus impactos no cotidiano de nossas vidas. A cada instante somos surpreendidos por algo novo no conhecimento, na tecnologia, na ciência, nos produtos, nos serviços e a lista não para por aí, é praticamente sem fim. É tanta coisa que fica difícil acompanhar tudo e saber qual é a melhor opção para atender às necessidades. E em face a um mundo cada vez mais dinâmico e em suas mais variadas formas é crucial que as empresas estejam aptas a surfar nessa onda e não tomar um “caldo”.
É importantíssimo ter as informações certas no tempo certo para que se possa tomar as melhores decisões e planejar as próximas ações. Em um tempo onde as distâncias geográficas foram reduzidas a um clique, tempo e informação valem mais do que ouro. É o que vai fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. O uso da informação tem transformado o modo como as organizações percebem, buscam e utilizam o tão desejado diferencial competitivo em seus mercados.
A Tecnologia da Informação (TI) evoluiu de um palel meramente de apoio às atividades internas da organização para um papel estratégico de alto valor agregado ao negócio. Com as soluções da TI as organizações ganham diversos benefícios como integração, agilidade, informações em tempo real, simulação de de diversos cenários possíveis, análise das mais diversas para apoiar na tomada de decisão entre muitas outras. A TI deixou de ser um setor escondido em uma sala nos fundos das organizações, onde habitavam seres desconhecidos e estranhos que falavam coisas que só eles entendiam e que só apareciam quando o e-mail não funcionava, quando a impressora estragava ou algo do tipo. O impacto da transformação é tanto que é difícil de imaginar uma organização que deseje crescer e se destacar em seu segmento sem a utilização de soluções em Tecnologia da Informação. Seja das mais simples e triviais, como por exemplo o e-mail às mais complexas como a utilização da Inteligência Artificial (IA). Sistemas como os ERP, WMS, S&D, CRM, SCM, BI, EDMS, ITSM entre outros tem provido um grande salto em desempenho nas organizações.
Porém não basta apenas escolher uma solução e utilizá-la, é necessário escolher uma solução adequada à necessidade da organização e alinha-la aos objetivos do negócio para dar sentido e utilidade prática. E também ter uma equipe de TI capacitada para trabalhar da melhor forma essa solução para que o investimento e os benefícios previstos não sejam perdidos e a empolgação se transforme em frustração. Com os recursos da Tecnologia de Informação a organização pode automatizar e padronizar processos internos e externos, ter controles otimizados, obter uma gestão sistêmica mais eficiente e eficaz, informações mais precisas e em tempo hábil para uma melhor tomada de decisão diminuindo assim a distância entre a organização e o alto desempenho. Isso proporciona a organização a oportunidade de concentrar seus esforços no que realmente importa, os objetivos do negócio, a fim de que a organização se desenvolva mais e melhor, inove, busque novos mercados, produtos e serviços entre outros.
Principalmente nos trabalhos repetitivos e operacionais a utilização de soluções em TI ajuda a reduzir custos, margens de erros e aumentar a produtividade. Proporciona ao gestor uma melhor visão de seus indicadores, na percepção de lacunas do processo, gargalos entre outros.
As mudanças estão aí e vieram para ficar. E a verdade é que tudo muda a todo tempo. As empresas que se adaptam a essa nova realidade focada na informação terão melhores chances de se manterem no mercado e gerar mais valor aos seus clientes. As mudanças são cada vez mais rápidas e a tecnologia fornece às organizações a agilidade necessária para superar esses desafios, inovarem, ser mais produtivas, a se destacar no mercado e a chegar cada vez mais longe.